São João do Tigre - PB, sábado, 24 de junho de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

Prefeitura Municipal de São João do Tigre - PBPrefeitura Municipal de São João do Tigre - PB

É um prazer recebê-lo em nosso portal!

HISTÓRIA DA CIDADE

História

São João do Tigre é um município do estado da Paraíba, Brasil. Localizado na microrregião do Cariri Ocidental, sua população era estimada em 4.578 habitantes em 2007, segundo o IBGE, numa área territorial de 816 km². O município surgiu após o desmembramento do Município de São Sebastião do Umbuzeiro em 1962, apos lei aprovada em 02 de janeiro do mesmo ano, tendo sido instalado em 24 de junho, data em que se comemora a emancipação política do município.

Área de Proteção Ambiental das Onças

A Área de Proteção Ambiental das Onças tem uma extensão de 36.000 ha e atualmente encontra-se em fase de sinalização visual e de inventário do universo de moradores. Com grande cadeia de montanhas, a área tem cerca de 73% do seu território coberto por matas. Sendo mais da metade da cidade a área registrada como APA na SUDEMA. O clima em nada lembra o calor das caatingas nordestinas. Acima dos mil metros, o lugar registra temperaturas que enganam o aventureiro. À noite, é comum ver em São João do Tigre as pessoas usando agasalhos para se protegerem do frio. Na altitude, é possível ainda apreciar, jabuticabas, uvas, figos da índia e coco catolé que abundam em toda a área espontaneamente. Em alguns lugares não existe energia elétrica e as casas são abastecidas com energia solar.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[7]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.